A atividade econômica do Vale do Itajaí cresceu 0,79% entre janeiro e março na comparação com o último trimestre de 2018. É um desempenho superior à média estadual, cujo avanço foi bem mais tímido, de 0,18%. Em relação ao primeiro trimestre do ano passado, o crescimento foi de 2,56%. Os dados são do Índice de Performance Econômica das Regiões de Santa Catarina (Iper-SC), divulgado na última semana pela Facisc.

O indicador tem uma metodologia própria, que considera variáveis como geração de emprego nos setores da economia – indústria, comércio, serviços e agronegócio –, exportações e importações, operações de crédito, financiamentos imobiliários, depósitos, consumo de energia elétrica e frota de veículos.

Das 13 subregiões que integram o Iper-SC, o Vale é a que desponta com o melhor resultado em um período acumulado de 12 meses, com base em março: incremento de 7,64%. No mesmo recorte, a performance econômica de Santa Catarina registrou alta de 5,16%.

Alerta

Para a Facisc, o avanço de apenas 0,18% no Iper-SC no primeiro trimestre é motivo para alerta. Foi o segundo pior resultado nos últimos 11 trimestres, sinal claro das dificuldades da economia em retomar crescimento mais robusto.

Via NSCTotal