A inadimplência do consumidor cresceu 10,9% em novembro contra o mesmo mês de 2013. No acumulado do ano, o índice fechou com elevação de 5,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Já na comparação com outubro, o índice teve queda de 1,2%. Os dados foram divulgados hoje, dia 9, pela Serasa Experian.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a alta da inadimplência em novembro deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado decorre das maiores dificuldades do consumidor em pagar as suas contas em dia tendo em vista os aumentos sucessivos das taxas de juros ao longo deste período e o enfraquecimento gradual do mercado de trabalho, com queda do nível de emprego em alguns setores da economia, especialmente no setor industrial.

Por outro lado, o recuo da inadimplência em novembro com relação ao mês imediatamente anterior  é explicado pela menor quantidade de dias úteis (20 em novembro contra 23 em outubro), impactando principalmente a quantidade de cheques devolvidos pela segunda vez por insuficiência de fundos.

Na decomposição do indicador, as modalidades de dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) e cheques sem fundos puxaram a queda mensal, com variações negativas de 3,1% e 12,0% e contribuições negativas de 1,4 p.p. e 0,9 p.p., respectivamente. Já a inadimplência com os bancos e os títulos protestados tiveram alta de 1,6% e 16,9% e contribuíram com 0,8 p.p. e 0,3 p.p., respectivamente.

O valor médio das dívidas não bancárias apresentou alta de 12,9% de janeiro a novembro de 2014 na comparação com o mesmo período do ano anterior. O valor médio dos cheques sem fundos e títulos protestados também tiveram crescimento de 6,3% e 0,8%, respectivamente. Já o valor médio da inadimplência com os bancos registrou queda de 3,7%.

 

Via ECONOMIA SC