capturar 10 750x430 1

Montante é registrado 40 dias antes da data em 2021, impulsionado por inflação e expansão econômica. Levantamento considera tributos pagos a União, estados e municípios

Neste ano, a marca foi alcançada às 3h07 de hoje e com 40 dias de antecedência na comparação com 2021, quando o mesmo montante foi atingido apenas em 20 de dezembro, a cinco dias do Natal.

A quantia representa a soma de todos os impostos pagos pelos contribuintes brasileiros aos governos federal, estaduais e municipais desde o início do ano. Entram na contabilidade tributos, taxas e contribuições, incluindo as multas.

De acordo com a avaliação do economista da ACSP, Marcel Solimeo, a antecipação do montante está relacionada aos efeitos da inflação, uma vez que os tributos indiretos, tais como ICMS, incidem sobre o preço final.

Além disso, esse resultado também se explica por fatores como a recuperação da atividade econômica e bons resultados de grandes empresas.

“O maior crescimento da arrecadação ocorreu na esfera do governo federal, que fica com cerca de 66% da tributação total, embora redistribua parcela dessa receita para estados e municípios”, diz Solimeo em nota.

“Além da carga tributária da ordem de 40% do Produto Interno Bruto (PIB), muito elevada para um país emergente como o nosso, onde os contribuintes têm ainda um alto custo para pagar os tributos, além de se sujeitar a multas, devido à complexidade da tributação. Precisamos ficar atentos para que o novo governo, a pretexto de simplificação, ou de corrigir distorções, acabe por aumentar a carga tributária”, complementa.

Fonte: O Globo – Via Fenafisco