Entre os números que explicam a arrecadação recorde de ICMS em Santa Catarina no mês de fevereiro frente ao mesmo mês do ano passado, num ritmo bem maior do que o chinês, estão os resultados dos supermercados, que lideraram com a geração de receita tributária 57,2% superior e o da energia elétrica, que contabilizou alta de 46,8% no total do imposto no período.

Isso foi possível principalmente em função do fluxo de turistas no Estado e do calor muito acima da média que fez a população de quase todas as faixas de renda recorrer ao ar condicionado. O maior ritmo da atividade econômica, incluindo indústria, comércio e serviços e o fim de alguns incentivos fiscais também ajudaram.

A arrecadação total chegou a R$ 2,4 bilhões em fevereiro. Como no mesmo mês de 2017 somou R$ 1,6 bilhão, significa R$ 800 milhões a mais nos cofres do Estado.

Mais empresas

O bom ritmo da economia catarinense no início deste ano está refletido também na abertura de novas empresas. Houve um crescimento de 11% no total de CNPJs emitidos no Estado em janeiro e fevereiro frente ao mesmo bimestre do ano passado. A informação é da Junta Comercial do Estado, a Jucesc.

Via NSCtotal – Coluna Estela Benetti