501

Quem está procurando trabalho com carteira assinada na Grande Florianópolis pode se animar. Apesar da tendência de desaceleração, o emprego na região e no Estado de modo geral continua crescendo, de acordo com pesquisa de empregos formais, divulgada em 27 de julho, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), baseada em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

A pesquisa elaborada pelo Serviço Nacional do Emprego, regional de Santa Catarina (Sine), é referente ao primeiro semestre de 2011.

De acordo com os resultados, o emprego com carteira assinada cresceu 0,17% em Santa Catarina. Foram 54.386 postos de trabalho no Estado, no primeiro semestre deste ano. Um saldo (empregos gerados, calculado pela diferença entre demissões e contratações) de 2.999 novas vagas de trabalho contra 6.099 vagas registradas no primeiro semestre de 2010.

– 2011 não está ruim. É que 2010 foi excepcional, recorde em toda a série histórica da pesquisa. O emprego baixou em 2009 e em 2010, houve a expansão – observa Osnildo Vieira Filho, técnico do Sine.

Segundo os dados do MTE, Biguaçu, Palhoça e São José criaram juntas 5.021 postos de trabalho no primeiro semestre de 2011. Quem puxou esse número foi São José, com 3.840 vagas, Biguaçu com 606 e Palhoça com 575 novos empregos gerados.

– São José mantém o crescimento do ano passado. Biguaçu cresceu bem e continua assim. E Palhoça cresceu em 2010 e agora cresce em menor proporção – avalia Filho.

Quem busca carteira assinada em Biguaçu deve ficar atento ao setor de serviços, especialmente o de alimentação. Em Palhoça, o setor mais expressivo é o da construção civil. E, em São José, os serviços são o destaque, principalmente as empresas terceirizadas de limpeza e manutenção.

– O trabalhador tem que se reciclar constantemente através de cursos. É preciso ter ensino fundamental, boa apresentação, confiança, competência e motivação – ensina o gerente estadual de intermediação de mão-de-obra do Sine, Estevão Becker.

Ele ensina como o trabalhador deve se portar em uma entrevista:

– Ser pontual, tranquilo, formal, não usar gírias, ter cuidados com higiene pessoal, usar roupas discretas e ter confiança.
Fonte: DC