A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados receberá amanhã (26) o ministro da Economia, Paulo Guedes, para uma explanação sobre as propostas de reforma da Previdência geral e a dos militares. A reunião será a partir das 14h.

A participação de Guedes na CCJ é considerada atípica e resultado da desarticulação do governo, uma vez que a comissão não analisa o mérito da proposta, apenas sua admissibilidade. A audiência com o ministro costuma ocorrer na comissão especial, mas a oposição apresentou uma série de requerimentos para a convocação do ministro para esclarecimentos. Neste caso, governistas entram em campo para convencer a oposição a transformar o requerimento de convocação em um convite, o que é considerado mais brando, já que o primeiro tipo é obrigatório.

A reunião com Guedes, no entanto, corre o risco de ser esvaziada. O envio de texto de reforma da Previdência para os militares com compensações bilionárias foi o estopim para os deputados do Centrão deflagrarem ofensiva contra a articulação do governo, que já vinha despertando a insatisfação dos parlamentares. Eles ameaçam não comparecer ao encontro na CCJ e decidiram rejeitar a relatoria da reforma da Previdência geral na comissão.

 

Via Estadão Conteúdo