Ele reafirmou que haverá mais tributação sobre dividendos, de forma que haverá cobrança sobre quem não paga

A reforma tributária não vai aumentar impostos, disse há pouco o ministro da Economia, Paulo Guedes, em palestra promovida pela Empiricus e pela Vitreo. Ele havia sido questionado sobre o tributo sobre transações.

“Não gosto muito de impostos”, disse. “Não pode colocar impostos que não são aprovados pela sociedade brasileira.” A mídia bate no tributo sobre transações desde a campanha eleitoral, reclamou.

Ele reafirmou que haverá mais tributação sobre dividendos, de forma que haverá cobrança sobre quem não paga. “Mas, quem paga imposto, não vai ter aumento”, disse. “Terá simplificação.”

“Os impostos são tão abusivos, equivocados e altos quem tem poder político tem a desoneração”, comentou. No momento, 16 ou 17 setores querem a desoneração da folha só para eles, “não para todos”.

Se houver uma decisão quanto à desoneração da folha, tem que ter outra base de imposto, disse. “Não vamos aumentar as bases que estão aí”, afirmou. “Essa conversa, então, foi interditada.”

O ministro afirmou que quer trabalhar com todo mundo, independentemente de partido. “Aceito ajuda de todos.”

Guedes ressaltou o avanço da digitalização na pandemia, que permitiu democratizar o crédito e possibilitou ao governo contratar menos funcionários, com a migração de serviços para a internet.

Via Valor Investe