Para MP, há uma organização criminosa na Secretaria da Fazenda de São Paulo

 

Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo demitiu, na quinta-feira 6, um fiscal acusado de integrar um bilionário esquema de corrupção. José Campizzi Busico é investigado por envolvimento namáfia do ICMS. Ele e colegas, segundo autoridades, exigiam propina para cancelar ou reduzir multas de empresas que sonegavam o pagamento de impostos estaduais. A dispensa foi publicada no Diário Oficial.

As investigações contra a máfia do ICMS começaram em maio de 2013. Na ocasião foi deflagrada a operação Yellow. Cerca de dez pessoas acabaram detidas por participação em uma fraude que acarretou R$2,7 bilhões de prejuízos ao Estado de São Paulo. Entre eles, José Campizzi Busico. Com aprofundamento das investigações, o Ministério Público de São Paulo concluiu que o esquema é ainda maior. “Existe, no meio de Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, uma organização criminosa que pratica crimes, especialmente de corrupção e lavagem de dinheiro”, afirmaram promotores em despacho.

A demissão de José Campizzi Busico ocorreu após manifestação favorável da Corregedoria da Fiscalização Tributária. Segundo o diretor da Corregedoria, Carlos Roque Gomes, o órgão está trabalhando desde o início das investigações em conjunto com o Ministério Público. “Estamos operando de forma bastante sensível apurando as denúncias trazidas pela sociedade”, diz. Procurado pela reportagem, José Campizzi Busico se diz inocente e afirma que houve uma confusão dos investigadores. Promete também entrar na Justiça para recuperar o cargo. Novas demissões, segundo informações obtidas por ÉPOCA, ocorrerão nos próximos dias.

Via Época