Ministro Renan Filho anunciará 80 prioridades, entre elas um trecho da BR-470

O Ministério dos Transportes do governo Lula apresentará nesta terça-feira (17) 80 prioridades para os primeiros 100 dias de nova gestão em rodovias e ferrovias. Cinco obras de Santa Catarina estão entre as metas imediatas. Uma delas é a duplicação da BR-470.

O ministro Renan Filho (MDB) apresentará o plano em entrevista coletiva às 10h30min. A coluna apurou que uma das prioridades é concluir até março a duplicação de 3,7 quilômetros da BR-470, no Lote 1, em Navegantes. O trecho fica entre a BR-101 e o acesso a Luiz Alves — o viaduto chegou a ser “inaugurado” em dezembro pelo ex-governador Carlos Moisés (Republicanos) numa ocasião improvisada, mas o trânsito ainda não foi liberado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

As outras quatro frentes de trabalho catarinenses são rodovias. Embora a confirmação só venha na terça, as candidatas a figurar na lista são um tanto óbvias. O trecho em construção da BR-285, no Sul do Estado, está na reta final. No Oeste, a BR-163 avança com trechos de pavimento em concreto. No Norte, a duplicação da BR-280 caminha lentamente. Na Grande Florianópolis, há a antiga reivindicação de terceiras faixas na BR-282 rumo à Serra. E o Contorno Viário, que é de responsabilidade da concessionária Arteris, mas pode surgir no plano de metas federal.

O Ministério dos Transportes informou que, para escolher as obras prioritárias, levaria em conta a Pesquisa de Rodovias da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Também a necessidade de retomar obras paradas, preparar o país para o escoamento da safra agrícola e fortalecer ações de resposta para prejuízos causados por chuvas.

Via NSCTotal – Coluna Evandro de Assis