governo integra todos os setores para ter mais eficiencia nas compras 20190412 1185612460Fotos: Rafaela Gesser/SEA

Para tornar mais eficientes e econômicas todas as compras feitas pelo Governo de Santa Catarina, a Secretaria de Estado de Administração (SEA) criou a Rede de Compradores do Estado. Agora, os processos serão todos padronizados e os setores trabalharão de forma mais integrada. A primeira reunião da Rede foi realizada nesta sexta-feira, 12, no auditório da SEA.

Organizada pela Diretoria de Materiais e Serviços (DGMS) da SEA, o objetivo é proporcionar reuniões de trabalho com discussões e propostas de melhorias nos processos de compras de materiais e contratações de serviços, visando a agilidade dos processos e economia de recursos públicos.

De acordo com o secretário de Administração, Jorge Eduardo Taca, em 2018 foram pagos a fornecedores do estado cerca de R$ 3,5 bilhões, valor que corresponde a 13% da arrecadação de Santa Catarina. “Vamos romper essas ilhas, construir pontes entre os órgãos do Estado, destacando as boas práticas, padronizando processos, gastando menos”, afirmou.

O trabalho da rede colaborativa pode ser contemplado com capacitações, compartilhamento de cases, coprodução de novos modelos de aquisição e processos de trabalho, além do intercâmbio com os órgãos de controle e a sociedade civil organizada, de acordo com as demandas que forem definidas pelos participantes.

Segundo a diretora da DGMS, Karen Sabrina Bayestorff Duarte, as ações propostas visam economia, rapidez e transparência nas compras públicas. “É por meio das compras que as políticas públicas são implementadas para a sociedade, então quanto mais transparente e célere for o processo, mais o cidadão ganha”, disse.

governo integra todos os setores para ter mais eficiencia nas compras 20190412 1779453320

O primeiro exemplo de sucesso apresentado aos servidores foi o da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que já sente o reflexo positivo da digitalização dos processos.

“Melhorar a qualidade e a agilidade dos trâmites também nos ajuda a salvar vidas. O que nós da Secretaria da Saúde temos em mente ao implantar essas melhorias é que este trabalho é sobre pessoas e não sobre processos” afirmou Carla Giani da Rocha, diretora de Licitações e Contratos na Secretaria de Estado da Saúde.

Dentre as ações já implantadas na SES Carla destacou que as licitações que já estão quase 100% eletrônicas, o banco de marcas, sistema feito para facilitar na escolha dos materiais a serem cotados, onde estão as marcas que já foram testadas por equipe técnica qualificada, além da diminuição da burocracia e da descentralização das decisões.

governo integra todos os setores para ter mais eficiencia nas compras 20190412 1989936175

“Essas etapas envolveram muito trabalho em equipe com capacitações, oficinas, e reuniões de trabalho. Hoje o resultado é excelente. Um pregão que levava 180 dias passou a ser feito em 58. Agora, já conseguimos reduzir para 21 dias todo o processo”, afirmou.

Novo portal de processos digitais

Durante o encontro da Rede de Compradores, também foi lançado o novo Portal de Processos Digitais do Sistema de Gestão de Processos eletrônicos (SGPE), que visa atender os cidadãos e empresários.

Com o objetivo de integrar os processos digitais dos órgãos do Estado às empresas fornecedoras, a equipe da Softplan, empresa responsável pelo desenvolvimento do software, apresentou a primeira versão do portal, em que o servidor já pode pedir, via SGPE, uma assinatura em documento digital à empresa fornecedora. O próximo passo é criar espaço para indexação de documentos, oficializar o recebimento de termos, entre outras facilidades.

Além da funcionalidade apresentada, agora tarefas e processos também poderão ser abertas pelo portal, como a reserva do Teatro Governador Pedro Ivo, por exemplo, em que o preenchimento de formulário de solicitação será totalmente digital e online.

Via Governo do Estado de SC