O Governo de Santa Catarina estuda criar um conselho executivo para debater a questão energética. A novidade foi anunciada pelo governador Carlos Moisés após uma audiência com representantes da indústria carbonífera do Sul do Estado na tarde desta sexta-feira, 01. A criação do grupo pode ser incluída no projeto de reforma administrativa a ser enviado à Assembleia Legislativa. Segundo o governador, a iniciativa é necessária para manter o setor na pauta governamental.

“Entendemos que é preciso estabelecer políticas públicas para o setor carbonífero, mas não só para ele e, sim, para todo tipo de energia. Precisamos fortalecer o setor, trazer novas tecnologias que causem menos impacto ambiental. Resumindo: o governo entende que deve incentivar a política e criar um conselho estadual de Minas e Energia e vincular isso a uma secretaria específica. Estamos em tempo de propor isso na reforma administrativa para que possamos contemplar a atividade e manter esse segmento na pauta do governo”, afirmou Moisés, acrescentando que o conselho deve ser paritário, com a participação de representantes do Governo e do setor produtivo.

Durante o encontro, o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral, Fernando Luiz Zancan, fez uma explanação ao governador e ao secretário da Fazenda, Paulo Eli, sobre os desafios no curto, médio e longo prazo. Atualmente, Santa Catarina produz aproximadamente sete milhões de toneladas de carvão e o setor carbonífero gera cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos no Estado.

“Foi uma reunião extremamente produtiva. O governador foi bastante positivo no sentido de imediatamente procurar estruturar um conselho que venha orientar as políticas públicas, ligando os três estados do Sul, que têm o carvão como seu principal elo de ligação no setor de energia”, destacou Zancan.

Via SEFAZ/SC