11875157 492070330954942 7069985696573701758 o

“Drogas: Não dá mais para aceitar” foi lançada nesta terça-feira, 25, em Florianópolis

O governador Raimundo Colombo apresenta nesta terça-feira, dia 25, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, a campanha Drogas: Não dá mais para aceitar. Trata-se de um conjunto de ações multissetoriais a fim de sensibilizar a sociedade para a repercussão que o uso de drogas causa não apenas na vida do usuário mas em todo o núcleo social em que ele está inserido.

A droga ultrapassou o limite de ser um problema de saúde pública ou de polícia. Hoje ela atinge diretamente o dia a dia do cidadão e está adoecendo a sociedade de maneira geral. Temos o auto abandono causado pelo crack, as patologias decorrentes do uso de entorpecentes em pessoas com predisposição, o esfacelamento do núcleo familiar, o aumento da violência doméstica e nas ruas, entre tantos outras consequências.

“Você tem que apelar mesmo para consciência das pessoas, mostrando que consumindo drogas você sustenta e aumenta a criminalidade e o nível da violência. Queremos alertar sobre as consequências disso, o sofrimento e a escravidão que as pessoas passam a viver quando se envolvem com drogas. Estamos nos unindo para enfrentar esse problema: o consumo, o tráfico e toda a violência que ele gera na sociedade. Esse movimento é para sensibilizar as pessoas de forma que se consiga chamar a atenção para um combate eficaz em relação a essa realidade”, observa o governador Raimundo Colombo.

De acordo com dados da secretaria de Estado da Segurança Pública, a cada dez casos de violência registrados em Santa Catarina, sete estão relacionados a drogas ilícitas. Isso impacta diretamente a população. Em outros setores, não é diferente. Entre a população carcerária, por exemplo, 42,1% dos presos são por tráfico. O índice é maior que o de roubo (16,9%), furto qualificado (13,2%), homicídio (12,6%), furto simples (9,6%) e latrocínio (4%).

A secretaria da Justiça e Cidadania faz a sua parte na busca pela ressocialização dos presos por meio do trabalho. Hoje existem mais 200 empresas conveniadas que instalaram oficinas de trabalho nas 49 unidades prisionais do Estado. Nelas os presos trabalham em atividades que exigem mão de obra qualificada, recebem um salário mínimo por mês, redução da pena e conseguem auxiliar financeiramente sua família no período de reclusão. “O mais importante é que eles saem da prisão capacitados para buscar um emprego e seguir sua vida,” destaca a secretária Ada de Luca.

“Se eu tivesse que fazer uma definição curta e simples do problema, diria que as drogas são o mal do século”, afirma o secretário de Estado da Segurança Pública, Cesar Grubba. Para ele, a partir do exemplo de Santa Catarina, os demais estados do país deveriam trabalhar em campanhas de prevenção e combate às drogas. “Nas duas últimas décadas, o Brasil viveu uma onda de violência sem precedentes e entre as razões mais importantes está o uso de drogas. Atento a esta constatação o Estado está cumprindo o seu papel de alertar o cidadão de bem para que não entrem para essa estatística. Reduzindo o consumo o tráfico também enfraquece”, completa Grubba.

Um questionário aplicado pela secretaria de Estado da Educação, em 2010, em 1,3 mil unidades escolares da rede estadual, sobre o uso de drogas ilícitas apontou que 9,27% dos participantes já fez uso de maconha; 2,30%, de crack; 1,77%, de cocaína; 1,29%, de inalantes e 1,12%, de ecstasy. Quanto ao perfil dos usuários, 13,86% eram do ensino médio; 6,83%, alunos das séries finais do ensino fundamental; 1,26%, das séries iniciais do ensino fundamental; 2,41% funcionários da parte administrativa e 2,22% eram professores.

A mobilização também alerta para a importância da construção de políticas públicas que, além de tratamento adequado aos dependentes, afastem crianças, jovens, famílias do primeiro contato com os entorpecentes.

“O Estado está enfrentando com coragem esse tema que aflige o mundo inteiro. É uma ação que será conduzida de forma intersetorial, envolvendo, especialmente as áreas de Segurança, Assistência, Saúde e Educação, mas que também depende do apoio da sociedade. Juntos e com eficiência poderemos vencer esse drama”, afirma a secretária de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Angela Albino.

Ministério Público, Tribunal de Justiça, Imprensa e Assembleia Legislativa reforçam campanha de combate às drogas

O governador Raimundo Colombo, o vice Eduardo Pinho Moreira e representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público e Assembleia Legislativa vão conceder entrevista coletiva nesta terça-feira, às 10h, no Gabinete do Governador em Florianópolis.

Via SEFAZ/SC