centro administrativo 20200903 1016969853

Com mais uma ação inovadora e de gestão, as aquisições de produtos e a contratação de serviços poderão ser gerenciados com o apoio da tecnologia blockchain em Santa Catarina. A medida garante ainda mais integridade e confiabilidade nas contratações. Esses benefícios serão possíveis graças ao acordo de Cooperação Técnica assinado pela Secretaria de Estado da Administração, por meio de um intenso trabalho da Diretoria de Gestão de Licitações e Contratos- DGLC, com o Rutgers Continuous Auditing & Reporting Lab (CARLab). O CARLab é iniciativa da Universidade Rutgers em New Jersey, nos Estados Unidos, coordenada pelo professor Miklos Vasarhelyi.

 “Seguindo os princípios de gestão estabelecidos pelo governador Carlos Moisés, mais uma vez, Santa Catarina sai na frente, pois com uso do blockchain é possível empregar inteligência artificial e tornar os contratos praticamente autoexecutáveis. Melhorando sobremaneira a gestão desses contratos, acelerando as entregas de serviços para as pessoas e tornando a gestão pública catarinense ainda mais eficiente”, explicou o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca.

A diretora de Gestão de Licitações e Contratos, Karen Bayestorff, explica que a integridade nas contratações públicas é um dos pilares de atuação da DGLC e, dentro desse contexto, a utilização de blockchain traz uma série de oportunidades de uso em todas as etapas do processo de compras. “A parceria com a Universidade de Rutgers também vai permitir estipular regras e executar contratos por meios de contratos inteligentes, os Smart Contracts. É possível fazer uma programação e cumprir determinadas medidas como, por exemplo, pagamento e aplicação de sanção por descumprimento de cláusulas pré-acordadas, sem intervenção humana”, reforça.

O RARC/CarLab Rutgers é um centro de pesquisa reconhecido internacionalmente por estar na vanguarda em estudos relacionados ao uso de tecnologias como Data Analytics, Process Mining, Machine Learning e Blockchain no controle gerencial e aprimoramento da transparência.

“Esta parceria é muito importante, não somente pelo aporte técnico que a equipe do CarLab nos trouxe, mas também por nos proporcionar a oportunidade de conhecer melhor a tecnologia blockchain e nos apoiar em escolhas e decisões que precisaremos fazer no decorrer do projeto”, afirma Maurício Lyrio Leão, servidor da SEA e que está atuando nos estudo para emprego dessa tecnologia em Santa Catarina

O que é blockchain?

De forma bem simples é possível pensar nesta tecnologia como sendo pedaços de códigos gerados de forma online que carregam informações conectadas, como blocos de dados que formam uma corrente. Permite rastrear e acompanhar o uso de informações via internet e foi o que também permitiu o surgimento do chamado dinheiro virtual, criptomoedas ou bitcoins.

Via Governo do Estado de SC