245738351 3

Os servidores, aposentados e pensionistas do Estado receberão a segunda parcela do 13º salário dia 17 deste mês, próxima terça-feira. Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda, o valor total a ser pago será de R$ 391 milhões, já com os descontos devidos. A primeira parte do 13º foi paga em duas parcelas de 25% do total cada, nos dias 19 de julho e 19 de agosto, respectivamente.

Além disso, o governo catarinense vai pagar os salários, aposentadorias e pensões relativos a dezembro no dia 30 deste mês, antes do Réveillon.

Com esse cronograma, Santa Catarina segue no grupo de Estados que estão conseguindo pagar o 13º e os salários em dia. No primeiro trimestre, o governador Carlos Moisés da Silva chegou a afirmar que havia o risco de atraso de salários diante da situação difícil da economia. Mas a arrecadação estadual cresceu acima de estimativas e o governo conseguiu fazer ajustes, o que permitiu manter a folha sempre em dia.

Essa não é a realidade de todos os Estados. Com dificuldades de arrecadação e altos custos, Mato Grosso, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe estão pagando salários em até três vezes.

O 13º salário dos servidores de SC é sempre esperado com expectativas positivas pelo setor empresarial porque representa um aquecimento importante de vendas de bens e serviços.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti