O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), deu mais um passo importante para potencializar o trabalho de reciclagem que vem sendo realizado no Aterro Sanitário do Parque do Girassol, em Timbó.

Nesta quinta-feira, 19, o governador Carlos Moisés, assinou um convênio para a construção de uma Central de processamento que reaproveitará 100% dos resíduos sólidos, sendo o lixo orgânico transformado em biomassa e o material reciclável encaminhado para as indústrias e fábricas que trabalham com economia reversa. Ao total são dois convênios, um para a Construção e Implantação da Central de Transformação de Resíduos Sólidos Urbanos e o outro para Aquisição de Filtro Prensa para Desague Lodo da Estação de Tratamento de Efluentes que, juntos, somam R$ 9.367.036,88.

WhatsApp Image 2022 05 19 at 14.04.24 1

“Uma iniciativa pioneira e inovadora no estado, que vai fazer a destinação correta de 100% do lixo gerado de 14 municípios, com resíduos que deixam de ir ao aterro sanitário. O projeto, resultado de uma parceria entre Governo de Estado, Consórcio de Municípios e a iniciativa privada, é o primeiro neste modelo para dar solução ao lixo, gerar ainda mais empregos, benefícios ao meio ambiente e incentivar a economia circular de Santa Catarina”, enfatiza Moisés.

“Da parte da SDE,  será um investimento de um pouco mais de R$7 milhões, mas que trará um ganho muito grande de incentivo à economia circular e para o meio ambiente. Uma semente que foi plantada pelo então secretário Luciano Buligon com o Consórcio e que hoje se consolida com esta a assinatura, representando um grande marco para a região”, enfatiza o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Jairo Sartoretto.

“É uma realização de um processo que envolve conhecimento, tecnologia e ciência, mas que para viabilizar, precisaríamos de um apoio devido a ser uma iniciativa pioneira. Por isso agradecemos muito a gestão do governador do Estado, pois é um sonho consolidado e construído que passa a ser realidade”, destaca o diretor executivo do CIMVI, Fernando Tomaselli.

“Essa é a primeira vez que um governo de Estado destina recursos para o consórcio, para o beneficiamento do lixo e para construirmos uma região e um vale europeu sustentável”, salienta Jorge Kruger, prefeito de Timbó.

Além disso, o aporte vai contribuir para o desenvolvimento do Parque do Girassol, onde está localizado o Aterro Sanitário, com áreas verdes e trilhas ecológicas, onde ocorrem programas de visitação e educação ambiental.

timbo residuos 20211029 1061312490 Foto: CIMVI

Economia e Empregos 

Os investimentos garantem a continuação de uma ação conjunta pela coleta e destinação correta do lixo que envolve 14 municípios da Região do Médio Vale do Itajaí. A expectativa é gerar no mínimo 30 empregos diretos para a nova usina que será construída com os valores repassados pelo governo e pela iniciativa privada.

Consórcio 

O Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), que atua para fomentar o desenvolvimento sustentável nas cidades de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Ilhota, Indaial, Luiz Alves, Massaranduba, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó, é responsável pela iniciativa de gestão dos resíduos. São cerca de 30 pessoas que trabalham no CIMVI e que auxiliam de alguma forma no Parque do Girassol, onde estará a nova usina.

 

Via Governo do Estado de SC