gas 7 0

A Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina emitiu parecer favorável, e a governadora Daniela Reinerh vai assinar, nesta quinta-feira (26), a autorização para a instalação de Terminal Gás Sul (TGS), de gás liquefeito, na região do Sumidouro, na baía da Babitonga, em São Francisco do Sul. O investimento do grupo norueguês Golar Power soma R$ 400 milhões e vai elevar a capacidade de abastecimento de gás natural para as empresas catarinenses.

Atualmente, a SCGás é a única fornecedora de gás natural no Estado e está com capacidade de atendimento próximo do limite. A construção do terminal vai possibilitar a criação de aproximadamente 2 mil empregos. A entrada em operação vai gerar mais R$ 320 milhões por ano, em ICMS, para o governo estadual.

As tratativas para a instalação do terminal começaram em 2018 , após a Golar ter obtido o registro de instalação na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), e concordância da Secretaria Nacional de Portos.

Em março de 2019, o Instituto de Meio Ambiente (MA) concedeu a licença ambiental prévia para a implantação do empreendimento; em setembro de 2020 o governo estadual reuniu representantes de várias secretarias e órgãos envolvidos, e especialistas no setor de energia e gás, para acompanhar o processo final de licença do IMA para o terminal.

A assinatura da governadora, nesta quinta-feira, concede a licença para a implantação do empreendimento. 

Via NSCTotal – Coluna Claudio Loetz