carteira de trabalho 81

Depois de três meses seguidos no vermelho, a geração de empregos em Blumenau deu um suspiro em junho. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta terça-feira (28) pelo Ministério da Economia, mostram um saldo positivo de 169 postos de trabalho formais, com carteira assinada, criados no mês. O resultado é a diferença entre 3.169 contratações e 3 mil demissões. Nos números gerais de Santa Catarina também houve recuperação.

O melhor desempenho entre o segmentos da economia foi do comércio. Entre admissões e desligamentos, o setor criou justamente 169 novas vagas em junho. Neste período, o varejo já atuava normalmente após ficar fechado por vários dias entre março e abril e ainda se recuperar de maio. 

Construção civil (+93) e serviços (+59) também apresentaram reação, mesmo que tímida. As três atividades compensaram nova alta de demissões na indústria local, que encerrou o mês com saldo negativo (perda de 152 vagas).

Os números de junho estão longe de recompor os prejuízos provocados pela pandemia, já que entre março e maio Blumenau acumulou perda de 7,8 mil vagas de emprego. Mas são um alento para o mercado de trabalho, com indicativo de pequena melhora.

Os dados sugerem ainda que funções mais básicas, as primeiras atingidas pelos cortes, tiveram maior reposição de vagas em junho. Pessoas com ensino médio completo e entre 18 e 24 anos foram as mais buscadas pelos recrutadores no mês, mostram dados do Caged.

Via NSCTotal – Coluna Pedro Machado