221

Vários estados estão em fase de implantação de sistemas de controle eletrônico de importaçõese mostraram interesse em conhecer o sistema de Santa Catarina, por ser considerado um dos mais eficazes do país
Entre os dias 1º e 3 de fevereiro, pela primeira vez, Florianópolis será a cidade-sede da reunião Ordinária do Grupo de Trabalho 54 (GT54) da Comissão Técnica Permanente (Cotepe/ICMS). Regularmente é realizada em Brasília, no entanto, vários estados solicitaram esta alteração para conhecer detalhes do Sistema de Liberação Eletrônica de Mercadorias Importadas. O gestor desde sistema que está servindo de baliza para várias unidades de federação é o auditor fiscal da Receita Estadual Cláudio Roberto de Freitas, e ele fará a apresentação deste sistema e como funciona a liberação de mercadorias. Outra participação durante o encontro será o S@T, por Airton do Amaral e Omar Roberto Afif Alemsan.
Participam do GT54 – Comércio Exterior – representantes de todos os estados do país, membros da Receita Federal do Brasil (RFB) e da Superintendência Zona Franca de Manaus (Suframa). Todos serão recebidos na Escola Fazendária, centro da Capital e recepcionados pela coordenadora do Grupo de Especialistas Setoriais de Comércio Exterior (Gescomex) da Secretaria da Fazenda, Lenai Michels.