A Fecomércio SC dá início nesta sexta-feira, dia 24, à sua Missão Empresarial Dubai/China, com a participação de empresários e dirigentes sindicais catarinenses na Canton Fair, a maior feira mundial de exportação e importação, em Guangzhou (Cantão).

Em Dubai, a comitiva vai visitar a Zona Franca de Jafza, principal entreposto de produtos do Oriente Médio, com quase 7 mil empresas instaladas, que empregam 135,5 mil pessoas e movimentaram, em 2011, perto de US$ 70 bilhões em negócios para mercados como Golfo Pérsico, Norte da África, Índia, Paquistão, ex-repúblicas soviéticas e Vietnã, entre outros.

Na China, os empresários e dirigentes sindicais visitarão o porto e o Consulado Brasileiro de Shanghai, além de um encontro técnico com autoridades do CCPIT (Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional). Em Guangzhou, a programação é inteiramente dedicada à Canton Fair e vai até o dia 4 de novembro.

De acordo com o diretor-executivo da Fecomércio SC, Marcos Arzua, o objetivo da Missão Empresarial é dar continuidade ao projeto da entidade de uma presença mais constante em relação ao comércio exterior, para levar aos empresários de Santa Catarina e aos dirigentes da federação o conhecimento necessário a respeito dos novos mercados ou dos mercados existentes, sobretudo a China, um grande parceiro comercial do Brasil.

“O mais importante, além de estar na Feira de Cantão e conhecer como é que funciona esse grande expositor do mercado chinês para o mundo, é ter esse relacionamento com os fornecedores chineses, para que os dirigentes sindicais conheçam como é que são essas operações. Assim, eles podem levar às suas diretorias e às suas bases territoriais esse conhecimento também do mercado de comércio exterior, que hoje tem um grande volume de presença no comércio. Nós trabalhamos para intensificar essa presença, para que tenhamos cada vez menos barreiras e que o comércio possa se servir cada vez melhor disso”, afirmou Arzua.

Além de Arzua, participam da Missão Empresarial os vice-presidentes da Fecomércio da Região Oeste, Francisco Crestani; da Grande Florianópolis, Marcelo Brognoli; de Varejo, Sandro Moretti; de Habitação, Sergio Luiz dos Santos; o presidente da Câmara Empresarial do Comércio Atacadista da Fecomércio SC, Telmo Sandro Poli; a coordenadora das Câmaras Empresariais da Fecomércio SC, Marília Haffermann; o diretor editorial da Adjori-SC, Luiz Fernando Bond; e a empresária do setor de comunicação, Luciana Rivoli.

Canton Fair

Via Economia SC