O SIV é um conjunto de aplicações integradas ao Sistema de Administração Tributária que estão sendo desenvolvidas para prover a aquisição segura de dados dos Programas Aplicativos Fiscais
A Secretaria de Estado da Fazenda reuniu nesta quinta-feira, dia 12, na Escola Fazendária, a equipe do Projeto SIV – Sistema de Informações do Varejo. Durante o encontro foram discutidos o modelo de desenvolvimento e funcionamento do SIV, de forma detalhada, incluindo as estratégias a serem utilizadas para sua implementação. Está sendo discutida também uma proposta de minuta de alteração do Ato COTEPE que contém a especificação de requisitos do Programa Aplicativo Fiscal (PAF-ECF).
O SIV é um conjunto de aplicações integradas ao Sistema de Administração Tributária (SAT), que estão sendo desenvolvidas para prover a aquisição segura de dados dos Programas Aplicativos Fiscais (PAF-ECF). Além disso, o sistema prevê a formação de um banco de dados completo de todas as transações comerciais que serão monitoradas por aplicações específicas de Business Intelligence adaptativas.
“O objetivo é estabelecer o acompanhamento e controle do setor varejista, com grau máximo de automatização, proporcionando aos auditores fiscais a detecção imediata de qualquer alteração de comportamento ou parâmetro que possa indicar a ocorrência de um ilícito tributário ou a supressão indevida do tributo”, afirma Sérgio Pinetti, coordenador do Grupo Especialista Automação (GESAC/SEF).
Atualmente, o varejo responde por 16% da arrecadação tributária do Estado de Santa Catarina, estando entre os quatro mais importantes grupos da arrecadação.
Via SEFAZ/SC