portonave 8

Santa Catarina só não exporta mais pela falta de container e navios. A opinião é da presidente da Câmara de Comércio Exterior da Fiesc, Maria Teresa Bustamante, em entrevista ao programa CBN Total nesta semana.

Ela explicou que embora o estado tenha atingido em setembro o melhor resultado de exportações da série histórica dos últimos 25 anos, com US$ 973,4 milhões, o maior para o mês desde 1997, as dificuldades logísticas impedem números ainda mais expressivos.

“Há um problema global de frete marítimo e que foi agravado pela pandemia. Nós não exportamos mais porque faltam navios e contêineres”, explicou.

O resultado de setembro também representou um crescimento de 17% na comparação com agosto. No acumulado do ano os embarques de Santa Catarina somam US$ 7,436 bilhões, alta de 21,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A carne suína e de aves são o principal item da pauta de exportação, representando 30% do total. Bustamante, destacou também, novos produtos que ajudaram na obtenção desse resultado, tais como motores elétricos e aparelhos respiratórios.

Via NSCTotal – Coluna Renato Igor