No acumulado do ano, o estado exportou US$ 8,16 bilhões, ocupando o 8º lugar entre as demais unidades da federação.

Santa Catarina teve alta nas exportações de 4,8% entre janeiro e novembro de 2018 em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços divulgados pela Federação das Indústrias do Estado (Fiesc) na terça-feira (4).

No acumulado do ano, o estado exportou US$ 8,16 bilhões, ocupando o 8º lugar entre as unidades da federação. O valor chega perto do recorde catarinense de exportações, que é de 2011: US$ 8,9 bilhões.

Entre os produtos com maior destaque no ano em Santa Catarina estão as carnes de aves, responsáveis por 17,4% das vendas no acumulado de 2018, a soja, com 10,6%, e carne suína, com 6,3%.

Em novembro, as vendas somaram US$ 755,14 milhões, crescimento de 4% em relação a outubro. Conforme a Fiesc, foi o segundo maior valor exportado historicamente neste mês. Em relação ao mesmo período de 2017, o aumento foi de 20,2% nas vendas.

A Federação diz que o crescimento nas vendas ao exterior neste ano se deve especialmente às exportações para a China, com alta de 46% em relação a 2017. Outro destaque são os Estados Unidos, com crescimento de 22% na comparação com novembro de 2017.

País

As exportações brasileiras aumentaram 25,4% em novembro deste ano, em relação ao mês de novembro de 2017, alcançando US$ 20,92 bilhões. No mês, o superávit foi de US$ 4 bilhões na balança comercial do país.

Via G1 SC