Principal produto da pauta de exportações de Santa Catarina, a carne de frango vem obtendo expansão maior no mercado internacional. No primeiro bimestre deste ano – janeiro e fevereiro – os embarques somaram receita de US$ 231,38 milhões, 16,6% superior à registrada nos mesmos meses de 2018.

No mês passado houve um crescimento de 13,4% frente ao mesmo mês de 2018. Os dados são da balança comercial do país e foram divulgados pelo Observatório da Indústria. No bimestre, a avicultura respondeu por 19% da receita de exportações de SC.

Esse avanço no bimestre resulta de mais negócios com a Ásia e com o México, explica o gerente executivo do Sindicato das Indústrias de Carnes (Sindicarnes-SC), Jorge Luiz de Lima.

Segundo ele, as exportações devem crescer em ritmo maior no segundo semestre porque entrarão em vigor novas cotas de exportações para a África do Sul e a Europa pode derrubar parte das barreiras adotadas em função das investigações da Polícia Federal.

A cadeia produtiva das agroindústrias de carnes tem impacto forte, direta e indiretamente, na economia e na logística do Estado. As exportações de carne suína cresceram 7,9% no bimestre e podem avançar mais porque a Europa e Japão enfrentam peste suína clássica, diz Lima.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti