Empresas de Joinville e região aumentaram o número de exportações em 2018 em comparação ao ano anterior. Foram 772 negócios a mais emitidos na Associação Empresarial de Joinville (Acij). E as perspectivas de crescimento para 2019 são ainda melhores. Somente nos dez primeiros dias deste ano, foram autorizados 100 novos processos de exportação. Com base nos números de emissão do certificado de origem, em 2018 foram autorizados 5.385 documentos. Em 2017, foram 4.613 processos de venda.

Santa Catarina possui 13 entidades empresariais autorizadas e regulamentadas para emitir o documento de exportações. Joinville é o maior emissor. Os negócios gerados são entre companhias locais e os países pertencentes ao Mercosul e à Associação Latino-americana de Integração (Aladi). Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Chile e Bolívia são, respectivamente, os países que mais têm adquirido produtos. O certificado de origem fornece a isenção tributária para quem está comprando os produtos porque o Mercosul é um dos blocos econômicos que regem as normas do documento.

De acordo com o presidente da Acij, João Joaquim Martinelli, a economia tem reagido bem, e os números de exportações dos primeiros dias deste ano comprovam.

– Países com acordo de complementação econômica com o Brasil obtêm isenção tributária nas importações. No entanto, temos produtos da nossa cidade e municípios da região sendo vendidos, sem isenção, para Índia, Israel, Egito, Guiana Francesa, Emirados Árabes, Turquia, Austrália, China e Singapura.

Entre os produtos mais exportados figuram máquinas, peças de eletrodomésticos, de aviões e de embarcações náuticas. Em segundo lugar, os têxteis, a seda, tecidos e os produtos finais de cama, mesa e banho. Depois, vêm as vendas de químicos e, em quarto lugar, os siderúrgicos, como ferro fundido e o aço.

Via NSCTotal – Coluna Claudio Loetz