Parceria entre as empresas envolve a produção de refrigeradores e máquinas de lavar

China e Joinville estão mais próximas depois de uma parceria entre a multinacional Nidec Global Appliance e a gigante da tecnologia Xiaomi. A empresa chinesa vai usar compressores Embraco e motores Nidec na fabricação de refrigeradores e máquinas de lavar.

A nova geladeira inteligente Xiaomi 630L Mijia é o primeiro resultado dessa parceria a chegar aos consumidores chineses. Ela vem com o compressor de velocidade variável Embraco VES, modelo que apresenta alto desempenho de refrigeração, baixo ruído, eficiência energética de primeira classe e longa vida útil. Suas principais características são ligadas à sustentabilidade ambiental.

A Embraco, marca da Nidec Global Appliance desde 2019, é reconhecida por suas tecnologias inovadoras para o setor da refrigeração. Todas as linhas de compressores fornecidas à Xiaomi são de velocidade variável, que é hoje a tecnologia mais eficiente no setor da refrigeração. A economia de energia varia de acordo com o modelo do compressor, mas pode chegar a até 40% em relação aos compressores tradicionais, conhecidos como “on-off”.

Além dos compressores, a Nidec Global Appliance também fornece à Xiaomi uma linha de motores de tecnologia Direct Drive (DD) para lavadoras de roupa horizontais, que têm o baixo ruído como principal atributo. Assim como os compressores de velocidade variável, os motores DD são controlados eletronicamente e apresentam alta eficiência energética. A Nidec Global Appliance produz e vende seus próprios controles, que são fabricados em suas instalações na China, uma vantagem logística para a parceria.

“A Xiaomi busca sempre a melhor tecnologia na indústria, e este acordo reconhece a posição de liderança da Nidec e de nosso portfólio de produtos e marcas, como os compressores da Embraco para refrigeradores, e os motores da Nidec para máquinas de lavar”, afirma Ricardo Bristotti, Head do Segmento de Negócios de Eletrodomésticos da Nidec Global Appliance.

As primeiras máquinas de lavar Xiaomi com motores da Nidec Motors deverão ser lançadas nos próximos meses.

Fonte: ND+