O chefe de gabinete da Casa Rosada, Jorge Capitanich, afirmou que a Maltería Pampa, que pertence à AmBev, está sendo investigada pela Receita Fiscal argentina por sonegação de impostos.

A Maltería Pampa fica na cidade de Puan, no Estado de Buenos Aires, produz malte para a Ambev e tem seus próprios campos de cevada.

Segundo Capitanich, a empresa teria subfaturado o valor exportado, o que equivaleria a uma fraude na casa dos US$ 234 milhões. Para isso, a empresa teria, contabilmente, diminuído a rentabilidade das operações e feito uma triangulação com as fábricas que a Maltería Pampa tem no Uruguai.

Em comunicado, a Maltería Pampa afirma que “opera em total cumprimento a todas as normas fiscais e de comércio exterior na Argentina”.

Capitanich não deu detalhes, mas, em uma prestação de contas na Câmara dos Deputados, a listou entre empresas que estão sendo investigadas por evadir divisas. Além da Maltería Pampa, ele citou a General Electric e a Procter & Gamble, que é acusada pelo fisco de ter sonegado impostos referentes a US$ 138 milhões de produtos vindos do Brasil -a multinacional teve seu Cuit, o equivalente argentino do CNPJ, suspenso.

A denúncia é que a Procter & Gamble faturava as mercadorias que iam do Brasil para a Argentina com uma filial da Suíça e, assim, evadia divisas.

Via Folha de São Paulo