Os desafios, as ações e os planos do Governo de Santa Catarina para o futuro foram os temas abordados pelo governador Carlos Moisés durante uma palestra realizada nesta quarta-feira, 21, na terceira edição do Fórum de Gestão Pública Faciap, em Curitiba (PR). Moisés destacou o zelo pela integridade e transparência e o uso da tecnologia como caminhos para que o Estado melhore a situação fiscal e a capacidade de investimento.

“Sem o controle do Estado, a gestão fica muito prejudicada. Com certeza, muito dinheiro fica pelo caminho e acaba não sendo investido da melhor maneira para o cidadão. Por isso, a tecnologia aliada à gestão pública favorece a economicidade, transparência e integridade”, afirmou o governador catarinense.

Moisés abordou a eliminação de cargos e de estruturas sobrepostas após a reforma administrativa, o uso de processos digitais em todos os setores da Administração Pública Estadual desde abril, a qualificação da gestão com a criação de mecanismos de controle e compliance, a revisão de contratosa adoção da forma eletrônica para os processos licitatórios, a redução das dívidas com fornecedores, os programas de investimentos estratégicos em infraestrutura (com os mais de R$ 200 milhões investidos pelo programa Novos Rumos) e educação (com R$ 1,2 bilhão do programa Minha Nova Escola), as iniciativas de desestatização e a aproximação do Governo do Estado com as prefeituras.

Os resultados já alcançados também foram destacados, como a redução no desemprego, a abertura de mais de 81 mil empresas neste ano, além da melhoria de indicadores da gestão pública. Para o futuro, conforme o governador, o objetivo é fazer de Santa Catarina o Estado mais inovador e mais seguro do Brasil para investimentos, o principal destino turístico e o que conta com a gestão estadual mais técnica e qualificada.

:: Confira a galeria de fotos

Segundo o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Marco Tadeu Barbosa, o fórum é realizado anualmente e tem o objetivo de incentivar a participação dos empresários nas discussões para a melhoria do Estado paranaense. Neste ano, a intenção é levar até eles o debate com os governantes a respeito de ações inovadoras que estão sendo praticadas na gestão pública. “Queremos estar envolvidos nos debates em torno do controle de despesas da máquina pública, da criação de projetos de investimentos, mas mais do que isso. Entendemos que hoje há novos caminhos para o crescimento, desenhados pela tecnologia e pela inovação”, diz ele. O evento é realizado no auditório Poty Lazzarotto, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, também palestrou no evento.

Via Governo do Estado de SC