Segundo dados do Mapa de Empresas, do Ministério da Economia, em 2020, o número de Microempreendedores Individuais (MEI) teve um crescimento de 8,4% em relação a 2019. Do total de 3.359.750 empresas abertas no período, 2.663.309 eram MEIs. Hoje, o setor responde por 56,7% do total de negócios em funcionamento no País.

Para ajudar a impulsionar o empreendedorismo no País, o Ministério da Economia, o Senai, a Agência Brasileira de Desenvolvimento IndustrialABDI e o Sebrae, por meio do Programa Brasil Mais, auxiliam no aprendizado das melhores práticas produtivas e gerenciais. O objetivo é promover melhorias rápidas, de baixo custo e de alto impacto para quem deseja aumentar as vendas do negócio e se destacar no mercado.

Crédito

Buscando minimizar os efeitos da pandemia da Covid-19 na economia brasileira, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) destinou, em 2020, cerca de R$ 105 bilhões para a economia do País. Esse valor apoiou cerca de 258 mil micro, pequenas e médias empresas , que tiveram acesso ao Programa Emergencial de Acesso a Crédito (Peac) e ao Fundo PIS-Pasep.

MEI

É uma classificação de empresa criada no Brasil para regularizar de forma simplificada a situação de muitos empreendedores no País que antes eram considerados trabalhadores informais.

Quem quer começar um negócio ou já trabalha por conta própria e fatura até R$ 81 mil por ano pode ser um Microempreendedor Individual.

Para virar um Microempreendedor Individual, acesse o Portal do Empreendedor

Via Governo Federal