A expansão da economia catarinense está bem acima da média nacional segundo o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-SC) calculado pelo Banco Central, considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). O Estado registrou em setembro alta de 5% na comparação com o mesmo mês do ano passado, enquanto a média nacional frente ao mesmo mês ficou em 0,9%.

Na comparação com o mês anterior, agosto, SC cresceu 2,4% e o Brasil, 0,4%. No acumulado de janeiro a setembro, a economia catarinense alcançou alta de 2,9% e a média do país ficou inalterada, em 0,0%.

Segundo o departamento de estatísticas da Federação das Indústrias de SC (Fiesc), que apresenta os dados catarinenses, o Banco Central utiliza no cálculo do IBCR o comportamento da agropecuária, indústria, comércio e serviços. Uma das razões da alta de setembro foi o aumento de 19,6% das exportações frente setembro de 2013. Também em setembro, a produção industrial do Estado frente ao mês anterior, agosto, cresceu 2,9%; e as vendas do setor avançaram 3,2% frente ao mesmo período de 2013, com alta de 14,4% em alimentos e de 8,7% em têxteis.

Já o resultado do comércio foi negativo. As vendas do setor recuaram 4,4% em setembro frente ao mesmo mês do ano passado. Apesar do crescimento pífio da economia nacional, a pesquisa do BC sinaliza que Santa Catarina vai fechar o ano com alta do PIB em torno de 3%.

 

Via Clic RBS – Blog Estela Benetti