258

Uma das primeiras ações da atual Diretoria do Sindifisco foi fazer uma avaliação e o realinhamento do seu Planejamento Estratégico com vista à nova gestão. Os trabalhos foram feitos em regime de dedicação integral por dois dias, no formato de workshops coordenados pelo Professor Douglas José Alexandria Rocha.

O Planejamento Estratégico iniciou com a discussão e revisão da missão do Sindifisco e sua Visão de Futuro, reafirmando os valores e princípios que nortearão as ações da atual gestão.

A Missão do Sindifisco é a razão da sua existência, a sua finalidade maior. A Missão deve ser amplamente divulgada interna e externamente, e compartilhada por todos. Ficou assim definida:

Missão: Representar os Auditores Fiscais do Estado de Santa Catarina, promovendo a valorização da atividade fiscal e a melhoria de vida dos catarinenses.

A Visão de Futuro de uma instituição é aquilo que ela deseja para si. Deve ser positiva e ser fonte de inspiração constante. A Excelência passou a integrar a visão de futuro do sindicato, que zelará pela qualidade em todas as suas atividades:

Visão de Futuro: Ser reconhecido como Instituição de excelência na representação sindical.

Também foram reforçados os valores e os princípios da gestão do Sindifisco. As convicções que nortearão a conduta da instituição, de seus colaboradores e da diretoria:

Valores e Princípios: União, Determinação, Ética e Cidadania, Transparência, Profissionalismo e Comprometimento.

Mas estabelecer uma visão de futuro não adianta nada se não forem definidos os próximos passos para que se alcance o objetivo maior.

Certos do desafio para os próximos anos, a diretoria formatou uma agenda a ser praticada, com um Plano de Ação e ações prioritárias para responder às questões ações estratégicas discutidas.

Dentre as principais ações a serem realizadas no biênio, destacam-se:

Reforçar a integração de aposentados e pensionistas, estreitando canais de comunicação com estes filiados; realizar uma aproximação com auditores fiscais que não sejam filiados, buscando novas filiações ao sindicato; inserir em sua atuação questões relacionadas à qualidade de vida e bem-estar no trabalho, tais como infra-estrutura, equipamentos e capacitação; reforçar atuação junto ao judiciário e ao executivo por questões salariais e de teto remuneratório; implementar um programa de capacitação e formação de lideranças; avaliar e melhorar canais de comunicação do Sindifisco com filiados e com público externo, inclusive com realização de pesquisa de satisfação dos filiados; melhorar aspectos de gestão, documentando e preparando sistematização e padronização para facilitar processos de sucessão e administração por próximas diretorias; reedição do Livro História do Fisco Catarinense e participação na elaboração de livro com obra do cartunista Bonson, que ilustrou as colunas do Sindifisco nos jornais.

Divulgação Sindifisco