combustivel 1

Coordenada pelo auditor fiscal Gerson Xikota, a 1ª etapa da operação Retalho a Retalho teve inicio no dia 21 de novembro, onde foi identificada sonegação de ICMS em operações com óleo diesel.

A 2ª etapa da operação teve início ontem, (10), na cidade de Chapecó, com a realização de reunião entre representantes da Secretaria da Fazenda de SC e representantes da região oeste e meio-oeste de Transportadores Revendedores Retalhistas – TRR dos Estados de SC e PR.

O objetivo da segunda etapa da operação é de conscientização e orientação ao setor, que representa cerca de 27% das operações com óleo diesel no estado. “Queremos ouvir o setor de transportes e delimitar estratégias a fim de eliminar deste mercado a concorrência predatória, onde alguns levam vantagens sobre outros, não pela sua competência, mas com a realização de operações suspeitas. O combate à sonegação passa primeiro pela orientação. Temos que educar para que os contribuintes possam cumprir com suas obrigações”, comenta Xikota.

A 3ª etapa da operação Retalho a Retalho será realizada no decorrer do próximo ano, com o aprofundamento das análises, identificação de outras operações suspeitas e monitoramento constante das operações dos TRR´s de outros Estados e grandes consumidores catarinenses.

O auditor fiscal conclui dizendo que “SC é referência nacional no combate à sonegação no setor de combustíveis, seja pela eficácia e eficiência dos instrumentos de que dispomos, seja pela competência técnica do corpo da Sefaz-SC e também porque temos bons contribuintes que cumprem com suas obrigações tributárias. Queremos manter este status e não mediremos esforços”.