carteira de trabalho 81

Índice médio nacional recuou de 9,3% para 8,7%, mas apenas seis unidades da Federação acompanharam a redução

A taxa de desemprego ficou estável em 21 das 27 unidades da Federação no terceiro trimestre de 2022. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Trimestral, divulgada nesta quinta-feira (17) pelo IBGE.

Na média nacional, o índice recuou de 9,3% para 8,7%, mas apenas seis unidades da Federação acompanharam a redução: Paraná (-0,8 ponto percentual), Minas Gerais (-0,9 p.p.), Maranhão (-1,1 p.p.), Acre (-1,8 p.p.), Ceará (-1,8 p.p.) e Rondônia (-1,9 p.p.).

Em Santa Catarina, o índice ficou praticamente estável: passou de 3,9%, no segundo trimestre, para 3,8% no terceiro.

“No segundo trimestre, a taxa de ocupação havia caído 1,8 ponto percentual, com disseminação da queda por 22 unidades da federação. Já no terceiro trimestre, a queda foi menos intensa, de 0,6 p.p., e isso repercutiu nos resultados locais, por estado”, explica a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy.

A pesquisa mostra ainda que a taxa de desocupação de homens (6,9%) continua abaixo do índice nacional (8,7%), enquanto a das mulheres segue bem acima (11,0%) no terceiro trimestre.

Via Diário Catarinense