Pesquisa do IBGE mostrou que houve um aumento de 2,3 milhões de pessoas ocupadas no trimestre

A taxa de desemprego do Brasil caiu para 9,8% no trimestre encerrado em maio, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta quinta (30) pelo IBGE. Essa é a menor taxa para o período desde 2015, quando foi de 8,3%.

Em relação ao trimestre anterior, de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022, a taxa de desemprego no país caiu 1,4 ponto percentual. Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, a queda foi de 4,9%.

O número de pessoas ocupadas, de 97,5 milhões, é o maior da série histórica, iniciada em 2012. A pesquisa mostrou que houve um aumento de 2,3 milhões de pessoas no trimestre e de 9,4 milhões de ocupados no ano.

— Foi um crescimento expressivo e não isolado da população ocupada. Trata-se de um processo de recuperação das perdas que ocorreram em 2020, com gradativa recuperação ao longo de 2021. No início de 2022, houve uma certa estabilidade da população ocupada, que retoma agora sua expansão em diversas atividades econômicas — destaca Adriana Beringuy, coordenadora de pesquisas por amostra de domicílios do IBGE.