Os microempreendedores individuais (MEIs) brasileiros que enviarem a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) até esta sexta-feira, dia 20, ficam isentos do pagamento de juros e correções em seus boletos mensais. Quem perder o prazo ainda pode encaminhar o documento até o dia 29 de maio, porém, sem esses benefícios. Após essa data, também é acrescido o valor de multas.

Isso porque a guia de pagamentos relativa a 2015, que é a contribuição do microempreendedor individual, só pode ser impressa depois da entrega da declaração anual, como alerta a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon). “Ou seja, embora o prazo de entrega da declaração anual seja o último dia útil de maio do ano seguinte, o sistema só libera as guias do exercício atual se a declaração for entregue”, orienta o presidente da federação, Mario Berti.

A declaração de empreendedores formalizados em 2014 (isto é, somente no primeiro ano) deve ser realizada gratuitamente pelas empresas de serviços contábeis optantes pelo Simples.

Via Economia SC