Contratos de troca, mensais, podem ser agora semanais, decide Aneel.
Medida vale para intercâmbio entre Brasil, Argentina e Uruguai.

Decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) desta terça-feira (24) deve permitir a ampliação das trocas de eletricidade entre o Brasil, a Argentina e o Uruguai. Essa medida pode beneficiar o país, que enfrenta risco de um novo racionamento devido à falta de chuvas e à queda no armazenamento de água nos reservatórios das principais hidrelétricas.

A agência atendeu a um pedido da Petrobras, empresa que vende gás a usinas geradoras da Argentina e que pode lucrar com o aumento da produção de eletricidade no país vizinho para atender ao mercado brasileiro.

Com a decisão, a partir de agora Brasil, Argentina e Uruguai estão liberados para fazer contratos semanais de troca de energia entre eles. Antes, era autorizado apenas um acordo mensal, o que poderia limitar esse intercâmbio.

Exemplo: pela regra antiga, se o Brasil fizesse, no primeiro dia de qualquer mês, pedido à Argentina para envio de eletricidade por apenas um ou dois dias, não poderia apresentar nova demanda dentro daquele mesmo m

Já pela regra nova, que começa a valer nesta quarta, esses pedidos podem ser renovados semanalmente. E se aplicam tanto para recebimento de energia pelo Brasil, quando de envio do país para os vizinhos Argentina e Uruguai.

Esses intercâmbios são feitos, pelo lado brasileiro, a pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Não se tratam de operações comerciais, ou seja, os países não compram energia um do outro. Mas sim de uma espécie de empréstimo, que gera crédito de eletricidade para o país que forneceu.

Em janeiro, por exemplo, o Brasil recebeu energia da Argentina um dia após o apagão do dia 19, que atingiu 11 estados e o Distrito Federal. A importação foi para atender ao aumento da demanda por energia no horário de pico de consumo.

Na época, aquele era a primeira vez que o Brasil pedia energia à Argentina pelo menos desde o final de 2013.

Via Exame