whatsapp image 2021 05 07 at 17.07.51

A Diretoria de Contabilidade e de Informações Fiscais (DCIF) realizou, na sexta-feira,7, treinamento virtual com aproximadamente 50 contadores da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF). “O intuito da conformidade contábil é garantir a fidedignidade dos registros contábeis. Por isso, mensalmente, realizamos a capacitação com contadores da SEF que atuam nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, bem como daqueles em exercício diretoria, que são responsáveis pela normatização e consolidação contábil das contas estaduais”, explicou o diretor da DCIF, Jefferson Fernando Grande.

Para dar conformidade aos saldos do balancete contábil, apresentar notas explicativas às demonstrações contábeis, verificar as equações contábeis, aferir as conciliações bancárias e informar o cumprimento das obrigações acessórias, os contadores utilizam de um módulo específico do Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (Sigef), o módulo de conformidade contábil. O mesmo foi atualizado recentemente a fim de simplificar a ferramenta, criar novos controles e servir de repositório para consulta das informações contábeis. Além da evolução do módulo no Sigef, foi editada também a Nota Técnica de Procedimentos Contábeis nº 001/2021, que disciplina sobre o preenchimento das informações do módulo.

Segundo o diretor da DCIF, a capacitação, realizada por meio da Gerência de Contabilidade Pública (Gecop), é importante para orientar os contadores sobre essas novidades. “Na oportunidade, foram apresentadas as melhorias implementadas no módulo, bem como foram esclarecidas dúvidas que surgiram na utilização da ferramenta. Esta é uma das ações previstas no planejamento estratégico da DCIF, que tem como objetivo proporcionar maior qualidade das informações contábeis” destaca Grande. “Para ser útil, tanto para a prestação de contas quanto para a tomada de decisões da gestão, a informação contábil deve representar fidedignamente os fenômenos que ocorreram” complementa a gerente da Gecop, Graziela Luiza Meincheim.

As próximas ações para a melhoria da conformidade contábil incluem a edição de nota técnica de procedimentos contábeis sobre a elaboração de Notas Explicativas (NEs), a disponibilização de painéis gerenciais no Sigef para apoio à elaboração das NEs, o cadastramento de novas equações contábeis para conferência e cruzamento de saldos contábeis, painéis de Business Intelligence para conferências de saldos do balancete e o lançamento do Programa de Conformidade Contábil DCIF 2021, que está previsto para junho de 2021.

Via SEF/SC