Cinco das mais importantes associações de funcionários emitiram nota oficial conjunta

O projeto de emenda constitucional que trata da reforma da previdência terá reunião conjunta das comissões técnicas da Assembleia Legislativa para decidir sobre a admissibilidade da iniciativa governamental. A partir desta semana começam as sugestões e mobilizações de organizações de funcionários e poderes em torno de emendas.

Uma importante reunião, com a participação de cinco entidades que representam servidores dos Poderes, aconteceu ontem na Capital. Estiveram presentes: o presidente da Associação Catarinense do Ministério Público, Marcelo Gomes Silva; o presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses; Marcelo Pizolati, o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Santa Catarina, Cássio Kury Lopes; o vice-presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Santa Catarina, Daniel Cardoso; o presidente do Sindicato dos Fiscais da Fazenda do Estado de Santa Catarina, José Antônio Farenzena; o Diretor de Relações Parlamentares e Institucionais, Eduardo Antônio Lobo; e o presidente do Conselho de Administração do IPREV, Johni Lucas da Silva.

Entre os pontos questionados e considerados críticos destacaram: a implantação de alíquota extraordinária de 1% a 4%; a supressão das regras de transição dos regimes anteriores; a redução do cálculo da aposentadoria; a redução da pensão por morte; e o aumento da contribuição previdenciária dos inativos e pensionistas.

As cinco principais entidades emitiram nota associativa conjunta sobre a reforma previdenciária e anunciam que vão intensificar contatos com os deputados, apresentando sugestões para aprimoramento do projeto e correção de injustiças.

Via ND+ – Coluna Moacir Pereira