Enquanto empresas de micro e pequeno porte esperavam a atualização da tabela do Simples há três anos porque a última mudança ocorreu em janeiro de 2011, o governo federal fez um evento dia 25 para lançar o programa Bem Mais Simples, que visa reduzir a burocracia. O desafio colocado pela presidente Dilma é a abertura de empresas em cinco dias, mas o que preocupa o segmento é a inflação e a recessão. A principal medida nova é a possibilidade de fechar a empresa mesmo com débitos tributários, o que não era possível antes. Assim, será possível ter uma estatística mais exata sobre o número de empresas no país.

Reajuste da tabela pode ajudar a economia

Agora que a tabela do Simples não será reajustada para este ano, o Congresso aprovou regime de urgência para atualizá- la. Mesmo assim, é uma opção que o governo federal tem para impulsionar a economia porque as pequenas empresas poderão atuar este ano com base na tabela futura. O empresário Tirone Meyer, conselheiro da Ajorpeme, CDL e Acij, de Joinville, é um dos que acreditam que a nova tabela vai aquecer o segmento.

Via Clic RBS – Blog Estela Benetti