ministro portos 2

Governo do Estado e Planalto buscam alternativas para impulsionar as atividades portuárias catarinenses

Comitiva de Santa Catarina integrada pelas secretarias estaduais da Fazenda, Planejamento, Infraestrutura e Casa Civil reuniu-se nesta quarta-feira, 22, com o ministro-chefe da Secretaria de Portos, Edinho Araújo, em Brasília. Um dos objetivos da reunião, agendada a pedido do governador Raimundo Colombo, foi buscar apoio do Planalto para impulsionar as atividades do setor portuário em Santa Catarina.

Em conversa de pouco mais de uma hora, o ministro Edinho ouviu o relato da comitiva, que identificou algumas ações que podem ser desencadeadas a curto, médio e longo prazo para aumentar a já conhecida competitividade dos portos catarinenses. “Santa Catarina é vista pelos outros Estados como exemplo de eficiência e de articulação do Governo do Estado com os portos”, disse o ministro, que em breve deve vir a Santa Catarina.

Para o secretário Murilo Flores (Planejamento), o primeiro objetivo da comitiva catarinense foi alcançado, uma vez que está claro o interesse do ministro Edinho Araújo e do Governo Federal em colaborar com os pleitos do Estado. “O objetivo do Governo do Estado, ao criar e consolidar essa agenda positiva, é colocar os portos catarinenses em destaque no mercado nacional e internacional”, explicou o secretário Flores.

Segundo maior polo portuário em total de cargas transportadas por contêineres do Brasil, Santa Catarina movimentou US$ 21 bilhões (FOB) em 2014, somando importações e exportações. Considerando os seis principais portos catarinenses – Laguna, Imbituba, Itajaí, Navegantes, São Francisco do Sul e Itapoá -, os números são ainda mais impressionantes: 18,8 milhões de toneladas passaram pela infraestrutura portuária catarinense em 2014, o que corresponde a 18,60% do total de contêineres movimentados em todo o Brasil. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)

Comitiva – Participaram do encontro o secretário Murilo Flores (Planejamento), o consultor tributário Renato Lacerda (Fazenda), o diretor de transportes José Carlos Muller Filho (Infraestrutura) e o consultor jurídico Jordane Pelisser (Casa Civil). A comitiva foi acompanhada ainda pelo secretário Acélio Casagrande (Articulação Nacional) e pela consultora Lourdes Martini (Articulação Nacional).

Via SEFAZ/SC