Um mês após o Governo Federal enviar a Reforma da Previdência à Câmara, a Comissão de Constituição e Justiça(CCJ), vai iniciar, nesta semana, a análise da proposta que altera as regras para aposentadoria no Brasil.

Na terça-feira (26), a CCJ vai receber a visita do ministro da Economia, Paulo Guedes, que deve fazer a defesa da medida. Na quinta-feira (28), a Comissão vai realizar uma audiência pública com seis constitucionalistas para debater a matéria.

A escolha do relator da reforma na CCJ também deve ficar para esta semana. O presidente da Comissão, Felipe Francischini, do PSL do Paraná, negocia com outros partidos quem pode assumir a relatoria. O líder do PSL na Câmara, deputado Delegado Waldir, diz que a legenda quer dar oportunidade para outros partidos relatarem a reforma.

Um dos líderes da oposição, deputado Júlio Delgado, do PSB mineiro, acredita que a prisão do ex-presidente Michel Temer pode interferir na tramitação da reforma.

Já para o líder do PPS, deputado Daniel Coelho, de Pernambuco, opina que a prisão de Temer não pode contaminar a agenda da reforma.

Segundo o presidente da Comissão, deputado Felipe Francischini, a previsão é de que a reforma seja votada na CCJ no início de abril. Se aprovada, o texto segue para análise de uma comissão especial a ser criada, antes de seguir para o plenário da Câmara.

 

Via EBC