O volume de vendas do comércio de Santa Catarina cresceu 6,8% no mês de fevereiro na comparação com o mesmo período do ano passado, mas teve pequena retração de 0,4% frente ao mês anterior. Foi o que apurou a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) feita pelo IBGE, que relatou também expansão de 7,3% no acumulado dos últimos 12 meses. O ritmo de alta é menor do que o do ano passado, mas segue acima da média nacional que cresceu 3,9% frente ao mesmo mês de 2018 e ficou no zero a zero em relação ao mês anterior.

No varejo ampliado, que inclui materiais de construção e veículos, SC cresceu 9,9% em volume de vendas em relação a fevereiro do ano passado, caiu 0,5% frente ao mês anterior e acumulou alta de 9,2% nos últimos 12 meses.

Os maiores crescimentos na comparação com o mesmo mês de 2018, em volume, foram de equipamentos para escritório e informática (53,1%), móveis (21,98%), materiais de construção (21,6%), combustíveis e lubrificantes (17,3%), veículos (16,4%) e eletrodomésticos (12%). Também avançaram os produtos de farmácias (6,9%) e supermercados e hipermercados (3,4%).

Inovação e esporte

Dois novos eventos e um tradicional marcam o fim de semana em Florianópolis. Atento ao ecossistema de inovação local, o Reino Unido realizou sexta-feira (12), no Sapiens Parque, o Startup Games Brasil para atrair startups com inovação disruptiva ao ecossistema de Londres. Domingo (14) acontece na Acate o Festival Global de Inovação Social do Impact Hub. Mais de 35 palestrantes do Brasil e exterior falarão sobre benefícios da inovação na qualidade de vida e na economia. E neste sábado (13), 4 mil pessoas participam da corrida Volta à Ilha. Dessas, 94% têm curso superior, 70% vêm de outros Estados e vão movimentar R$ 12 milhões na cidade. Entrevistei o organizador da prova, Carlos Duarte. A Capital de SC avança em eventos criativos. 

Via NSCTotal- Coluna Estela Benetti