comercio economia venda 20201008 1875932855

Santa Catarina fechou 2020 com um crescimento de 5,6% nas vendas do comércio. O número é quase cinco vezes maior que a média nacional, de 1,2% de acréscimo no acumulado do ano. Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) foram divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira, 10. Santa Catarina apresentou o quinto melhor resultado entre os estados brasileiros.

O governador Carlos Moisés destacou o desempenho de Santa Catarina em um ano de desafios em função da pandemia do novo coronavírus. “Este número demonstra a força de Santa Catarina em se superar diante dos obstáculos. Desde o início da pandemia, adotamos medidas para preservar vidas e, paralelamente, traçamos um plano para manter o crescimento econômico, com o regramento das atividades. Estamos colhendo bons resultados porque agimos com responsabilidade. Isso também é fruto do trabalho incansável de cada catarinense”, frisa o governador.

Setores com maior crescimento

Segundo a pesquisa do IBGE, hipermercados e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (14,2%) e Móveis e Eletrodomésticos (9,2%) foram as atividades com maior expansão no ano de 2020 em Santa Catarina.

“O setor do comércio é um dos principais termômetros da economia e os números mostram que Santa Catarina, que foi um dos primeiros estados a tomar as medidas restritivas de prevenção à Covid-19, também está sendo um dos primeiros a mostrar sua recuperação. O crescimento de 5,6% no comércio catarinense nos dá a convicção de que estamos no caminho certo. O Governo de Santa Catarina trabalha em conjunto com o setor produtivo, com medidas que promovam segurança, competitividade e mais oportunidades”, avalia o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon.

Além disso, em dezembro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, Santa Catarina cresceu 6% de no volume de vendas, acima da média nacional (1,2%).

2,9% de crescimento no comércio varejista ampliado em 2020

A pesquisa também aponta que o volume de vendas no comércio varejista ampliado – que inclui o comércio de veículos, motos, partes e peças e materiais de construção – cresceu 2,9% no acumulado de 2020 em Santa Catarina. Foi o melhor resultado da região Sul. O estado fechou o ano à frente do Paraná (-0,4%) e Rio Grande do Sul (-5,2%). Na média nacional, o volume de vendas recuou (-1,5%).

Nas atividades que compõem o comércio varejista ampliado, a de materiais de construção foi a que apresentou o maior crescimento (11,6%) nas vendas.

 

Via Governo do Estado de SC