298

A Secretaria da Fazenda divulgou ontem dois recordes simultâ­neos de arrecadação: o Revigorar 3, para acerto de dívidas de ICMS e IPVA, fechou o primeiro mês com receita de R$ 134 milhões, e a arrecadação total de agosto passou de R$ 1,3 bilhão, 23% a mais do que o obtido no mesmo mês de 2010. O curioso é que, talvez por conta do perfil mais austero – e conservador – do secretário da Fazenda, Ubiratan Rezende, e de seu adjunto, Almir Gorges, esta foi a primeira vez no atual governo que se comemoraram resultados fis­cais. Ainda assim, com ressalva, uma vez que a nota divulgada infor­ma que, não fosse este desempenho, seria grande o risco de um déficit de até R$ 200 milhões em dezembro. Não querem criar a falsa ideia de que há sobra no caixa, evitando o descontrole das contas públicas estaduais. O crescimento da receita tributária, de acordo com Gorges, resulta do melhor desempenho econômico do Estado e do combate à evasão fiscal. “Quando íamos ficar apreensivos pelo que parecia ser uma tendência de retração do crescimento, tivemos esse desempenho importante”, assinalou. Ele comemorou especialmente os resultados do Revigorar. Programas deste tipo costumam arrecadar entre R$ 100 e R$ 150 milhões. “Era esta a meta para ser atingida até o final do ano. A adesão foi surpreendente, superou as expectativas mais otimistas.”
ColunaPeloEstado (Associação dos Diários do Interior)

PeloEstado