nsc

O setor de serviços de Santa Catarina fechou maio com o maior crescimento nacional frente ao mês anterior em volume, 6,4% na série com ajuste sazonal, informou o IBGE, por meio da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). O setor teve queda de 20,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado, também recuou 9% na média deste ano e 4,2% nos últimos 12 meses, segundo o mesmo levantamento.

Também em maio, o comércio catarinense liderou o crescimento nacional com alta de 6,4%, mas na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE. Na comparação com abril, o mês imediatamente anterior, o varejo catarinense cresceu 18%.

A produção industrial do Estado tem evoluído num ritmo um pouco menor que os outros dois setores, mas também retomou crescimento. Segundo o IBGE, em maio, o setor cresceu 5,4% frente ao mês anterior, depois de enfrentar quedas de 18% em março e de 14,1% em abril na mesma comparação. Frente a maio de 2019, a indústria teve queda de 28,6%.

Os números do IBGE mostram uma recuperação da economia catarinense melhor do que a média nacional, repetindo o que tem acontecido desde a recessão de 2015. Apesar de uma variação maior ou menor entre setores, por enquanto os números indicam que o impacto da pandemia na economia do Estado foi uma queda em “V”, com o fundo do poço em abril e uma retomada gradual posterior.

Mais números dos serviços

Conforme a pesquisa divulgada hoje pelo IBGE, no Brasil, o volume de serviços teve queda de 0,9% em maio frente a abril, recuou 19,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado, 7,6% no acumulado deste ano e 2,7% em 12 meses.

Em SC, no mês de maio frente ao mesmo mês do ano passado, todos os grupos pesquisados tiveram queda. A maior retração foi nos serviços para as famílias (-45,4%), seguidos por serviços administrativos e complementares (-21,4%), serviços de comunicação e informação (-19,4%), transportes e correios (-17,1%) e outros serviços (-6,3%).

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti