Destaque do Dia

O governador Carlos Moisés da Silva (PSL) já tem uma proposta pronta para apresentar às lideranças do agronegócio, que se encontrarão com ele na quinta-feira (22) para discutir o impasse das isenções fiscais a produtos alimentícios e ao defensivos agrícolas.
A reunião que acontecerá na Casa D’Agronômica, também deve ter a presença dos deputados que integram a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, mas, o governador deve deixar de fora os parlamentares da Comissão de Finanças que é a única responsável pela análise dos projetos relacionados ao ICMS, portanto, tem que participar.

Uma fonte chegou a me dizer que pode ser uma retaliação de Moisés ao projeto que prorrogou a manutenção das isenções até o próximo dia 31. A expectativa é que mesmo dando sinais de que vetará, que o governador mude de ideia e sancione o projeto com efeito retroativo, que evitará que os setores sejam onerados com o aumento de impostos.

Além disso, Moisés precisa se manifestar sobre o projeto de sustação de atos, o prazo encerra na sexta-feira (23) e isso o deixa na obrigação de dialogar e encontrar uma solução que não afete o desempenho do setor do agronegócio, caso contrário, poderá ter os seus decretos anulados.

Enquanto isso, fontes de dentro da Agronômica, dizem que é Moisés que tem buscado informações e sugestões que ajudem a resolver o impasse. Até a vice-governadora, Daniela Reinehr (PSL) saiu da inércia e pediu um estudo a técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura e da Cidasc, que já foi repassado ao governador. O trabalho apresenta números e dados sobre a questão da toxidade nos defensivos. “É possível que se crie uma alternativa, uma transição”, disse a fonte.

O fato é que o governador esticou a corda demais devido a sua intransigência, ou seja, o que poderia ter sido resolvido com mais diálogo, agora será fruto da pressão do setor produtivo. A arrogância custa caro e no caso de Moisés, o que ele pode fazer no momento é se reaproximar do setor para evitar prejuízo para a economia catarinense.

 

Por Marcelo Lula