O bate e rebate dos benefícios fiscais

Que atirem a primeira pedra os governos que ignoram a possibilidade de gerar emprego e renda diante da guerra fiscal em que as empresas se dão ao luxo de escolher a melhor oferta para instalação de seu parque fabril. Os que ocupam as funções e os que deixaram recente ou há muito tempo sabem muito bem do que se está falando. Um dos exemplos clássicos foi o das montadoras Chevrolet e Ford. Enquanto o governo gaúcho da época acenou positivamente, a Chevrolet instalou-se às margens da rodovia Freeway, levando todo o conglomerado de empresas satélites. Mesmo considerando os anos de benefícios, há que se ponderar que o mínimo de imposto que gera tem o lado dos outros empreendimentos, como a criação de empregos, rendas, e também impostos. Um círculo virtuoso. Ao passo que, já em outro governo com ideologia e projetos diferentes, a Ford optou pelo mercado do Nordeste. Aqui não se discute as razões, e, sim, que governos agem de formas diferentes, e por isso arcam com as consequências.
Esse trabalho não é feito às cegas. Interessados, governos e empresários estudam a melhor proposta e o maior retorno. Está claro que nada é de graça, então é de se esperar que prevaleça o diálogo ao invés desse bate e rebate que, até o momento, não tem servido pra nada.

Comprometimento
Uma boa saída para a classe empresarial que tanto reclama da alta carga tributária seria chamar seus pares devedores, inadimplentes ou não, a procurarem o fisco, aproveitando os benefícios das reduções das multas e dos juros. Só reclamar e não pôr a mão no bolso e pagar o que lhe é devido, declarado ou mesmo sonegado fica fácil.

Força-tarefa
Mas se o pedido de forma espontânea não funcionar, a receita para buscar os valores devidos tem endereço. A força-tarefa composta por membros da secretaria da Fazenda, Procuradoria-Geral do Estado, Ministério Público e Judiciário, e, se precisar, com o auxílio das polícias Civil e Militar, é se espremer…Não é possível que devedores de impostos fiquem ostentando patrimônios num deboche a quem trabalha de maneira legal, praticando a concorrência desleal com os empresários corretos.

Sociedade
E o povo, que sempre leva a culpa por tudo, desta feita a tarefa é contribuir adquirindo produtos originais, com documento fiscal. Ao evitar mercadorias piratas, contrabandeadas e de origem duvidosa, está praticando a cidadania. Se cada um fizer a sua parte, por menor que seja, o resultado será grande.

Dicas de português
Expressões formadas pelo verbo SER adjetivo 1
a) O adjetivo fica no masculino singular, se o substantivo não for acompanhado de nenhum modificador. Exemplo: Água é bom para saúde;
b) O adjetivo concorda com o substantivo se este for modificado por um artigo ou qualquer outro determinativo. Exemplo: Esta água é boa para saúde. Fonte Esat/SEF/PR.

Refletindo
 “Para quem torce contra o governo, as crises, infelizmente, acabam rápidas demais”. J.R.Guzzo.Uma ótima semana!

Por Pedro Herminio Maria – Auditor Fiscal da Receita Estadual SC