Sindifisco: um sindicato diferente

A partir do momento em que os bens produzidos se reverteram em ganhos aos empregadores, enquanto a classe trabalhadora penava em condições precárias de vida e de trabalho, os movimentos sociais deixaram a clandestinidade. E o seu fortalecimento em uma das funções predominam até hoje: o de impedir que o operário se veja obrigado a aceitar um salário inferior ao mínimo indispensável para seu sustento e de sua família.

Mas sua filosofia avançou focando muito mais em entidade representativa de uma categoria de profissionais. Talvez a razão de termos tantos sindicados no Brasil, pois são mais de 17 mil; no Reino Unido, 168; e na Argentina, 91. São muitos os do setor público, assim como da classe dos auditores fiscais da receita estadual, que é representada pela instituição Sindifisco – Sindicato dos Fiscais da Fazenda de SC. Fundada em 22 de outubro de 1988, no transcorrer de três décadas avançou muito nas suas ações. Foi além da defesa pura e simples dos direitos do filiado, como salário, condições de trabalho e celebrações de convênios de cooperação.

E tem mais

O envolvimento dos seus pares não só com o trabalho, mas também com a participação de movimentos, campanhas em programas de educação e da formação de crianças, jovens e adultos. Bem retratado na sua missão: a de promover a valorização da atividade fiscal e a melhoria da qualidade de vida dos catarinenses. Presidido pelo auditor fiscal Fabiano Dadam Nau, sem dúvidas um sindicato com formato diferenciado.

Legislação tributária
Dentre tantas bandeiras está a do aperfeiçoamento de uma legislação tributária qualificando seus associados para que possam atender ao cidadão com segurança jurídica, clareza e rapidez. Enfim, discussões e elaborações de propostas abrangentes, como a da Reforma Tributária Solidária, estão na ordem do dia.

Sindifisco 30 anos
Dentro das comemorações dos 30 anos, a diretoria ousou e pôs a circular na mídia a propaganda com os dizeres: “Quem sonega tributos e desvia recursos acaba tirando os investimentos da Educação, da Saúde e da Segurança. Por isso, é tão importante o papel do auditor fiscal. Ele combate a sonegação, a corrupção e arrecada os tributos para que o governo aplique no desenvolvimento de SC e na qualidade de vida das pessoas”. Pura verdade!

IPTU 2019
No início de exercício, os encargos se multiplicam. Com os excessivos gastos do final de ano somam-se as despesas de IPVA, de seguros, de materiais didáticos para quem tem filhos em idade escolar, e IPTU. Para fazerem caixa, os municípios aproveitam a data e lançam o imposto predial com descontos que podem chegar a 20%. Vale a pena!

Refletindo

“Se depender da gente, Santa Catarina vive melhor”. Sindifisco. Uma ótima semana!

Por Pedro Herminio Maria
Auditor Fiscal da Receita Estadual