208

A completa falta de alvarás mais a suspeita de sonegação de impostos fizeram o Posto Gaivotas, no Bairro Monte Cristo, em Florianópolis, ser lacrado por tempo indeterminado. Quando o consumidor abastecia álcool a nota mencionava gasolina, informou o Procon da Capital.
Em pagamentos com cartão aparecia o nome de outro estabelecimento. A apreensão da máquina foi o momento mais tenso durante a fiscalização realizada ontem. Funcionários esconderam o equipamento e foi preciso pedir apoio para a Polícia Militar para recuperá-lo.
Também foram recolhidas amostras de álcool e gasolina para verificar se o combustível era “batizado”. Os testes devem ser concluídos em 25 dias, contou Thiago Silva, diretor do Procon de Florianópolis.
A fiscalização, feita em conjunto com Ministério Público, Secretaria da Fazenda e Polícia Civil, ocorreu por causa de denúncias. Entre os problemas flagrados estava a ausência de alvará do Corpo de Bombeiros, da prefeitura, da Vigilância Sanitária, da Delegacia de Jogos e Diversões.
Também não havia registro na Agência Nacional de Petróleo. O diretor do Procon da Capital declarou que existem denúncias contra outros três postos da cidade. Os estabelecimentos suspeitos estão sendo investigados.
Em relação ao posto lacrado ontem, será produzido um relatório e as providências serão tomadas pelo promotor do caso. Para o estabelecimento reabrir é preciso que o proprietário obtenha os alvarás e efetue o pagamento dos impostos.
A administração do posto foi procurada durante toda a tarde, mas o gerente não estava. Um funcionário disse que não podia passar o número do celular do gerente e afirmou que às 18h o responsável estaria no estabelecimento. Ligação feita neste horário não encontrou o funcionário.
Fonte: Diário Catarinense