Ministro afirma que aumento de gastos obrigatórios é obstáculo.
Em evento no Rio, Levy disse ainda que momento é de ‘transição’.

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse nesta sexta-feira (17) que o país tem que superar os desafios fiscais para crescer economicamente. De acordo com ele, um dos obstáculos seria o aumento de gastos obrigatórios, como seguro desemprego e previdência. A declaração foi feita durante a 157ª reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), realizada em Copacabana, Zona Sul do Rio.

“Nós vivemos um momento de transição na economia, momento que precisamos de clareza e determinação. A economia mundial está bem difícil e tudo chega no Brasil, é uma economia onde a China também tem oscilações importantes. É um mundo cada vez mais competitivo, onde vamos ter que trabalhar e vencer os desafios fiscais”, disse o ministro.

A gente tem um desafio no Brasil de modo que temos gastos importantes que são consequência do ajuste fiscal. A gente vê o crescimento dos gastos obrigatórios como seguro-desemprego, apesar do desemprego cair de maneira significativa nos últimos anos e da previdência social”, afirmou.

Ainda de acordo com Levy, o Brasil pode voltar a crescer sem depender de um novo ciclo de apenas um setor, como o de commodities.  “O Brasil tem tudo para conseguir também crescer, sem depender apenas de um ciclo de commodities. Acho que a gente aproveitou bastante, muita coisa foi aproveitada nesse período, mas a economia atual está bem mais difícil”, afirmou Levy.

Além de Joaquim Levy, participaram do encontro secretários da fazenda que devem entregar ao ministro um documento com uma relação de reivindicações relativas às finanças públicas.