emprego 104

Blumenau foi a cidade de Santa Catarina que mais criou empregos formais, com carteira assinada, em fevereiro. Foram 3.427 novos postos de trabalho abertos ao longo do mês, saldo que representa a diferença entre contratações e demissões feitas no período. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (30) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

Com o desempenho do último mês, a economia blumenauense assumiu a liderança estadual na geração de emprego em 2021 até agora – somando janeiro e fevereiro –, com abertura de 5.254 vagas. O resultado supera Joinville (+4.908), maior cidade e PIB de Santa Catarina.

A alta no mercado de trabalho de Blumenau em fevereiro foi puxada pelo setor de serviços, responsável pela abertura de 2.247 vagas. Na sequência vem a indústria, com 933 novos postos de trabalho. O comércio (+178) e a construção (+70) também apresentaram saldo positivo. A agropecuária fechou uma vaga.

No resultado acumulado em dois meses de 2021, o setor de serviços soma a criação de 2.692 empregos. O desempenho se deve às 1.204 contratações na administração pública em geral. É nessa época do ano que a prefeitura firma contratos com servidores temporários, que são encerrados entre novembro e dezembro – o que explica a alta agora, mas se refletirá em queda no fim do ano.

Já a indústria abriu 2.290 postos de trabalho entre janeiro e fevereiro. Os principais destaques foram as atividades de confecção de artigos do vestuário e acessórios (+866) e fabricação de produtos têxteis (+419). A construção encerrou o primeiro bimestre do ano com saldo positivo de 354 vagas, enquanto o comércio perdeu 81.

Via NSCTotal – Coluna Pedro Machado